STJD confirma punição a Dudu, do Atlético-MG, no Brasileirão por declarações contra Leila Pereira

Escrito em 08/08/2025
Redação AtléticoMG - Jogo de Hoje

Jogador ainda terá de cumprir três partidas de suspensão e pagar R$ 90 mil de multa



Dudu, do Atlético-MG — Foto: Pedro Souza

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu, por maioria, manter a suspensão de seis jogos aplicada a Dudu, atacante do Atlético-MG, que deverá ser cumprida exclusivamente no Campeonato Brasileiro. Além disso, o atleta terá de arcar com multa de R$ 90 mil.

A punição é consequência de declarações feitas em janeiro, nas redes sociais, contra a presidente do Palmeiras, Leila Pereira. Até agora, o jogador já esteve fora de três partidas — contra Palmeiras, Flamengo e Bragantino. Ele também não atuará diante do Vasco, neste domingo, às 16h, em São Januário, pela 19ª rodada, além de perder os compromissos contra Grêmio e São Paulo.

O caso começou na 5ª Comissão Disciplinar, que determinou a suspensão e a multa. Um efeito suspensivo foi concedido parcialmente, válido apenas para adiar o pagamento da multa, mas mantendo a punição esportiva. A defesa de Dudu criticou o tempo de resposta ao recurso, que só foi avaliado após o duelo com o Palmeiras.

Outro ponto levantado pela defesa foi uma foto da auditora do STJD, Renata Mendonça, que participou do julgamento, ao lado das advogadas de Leila Pereira — Danielle Maiolini e Valentina Kalaf. Segundo os representantes de Dudu, isso colocaria em dúvida a imparcialidade do processo. No entanto, a relatora Antonieta Pinto afirmou que a imagem não justificaria nulidade processual. O Atlético-MG chegou a obter autorização para que o jogador atuasse na Copa do Brasil enquanto o recurso não era apreciado.

O julgamento do recurso no Pleno começou na semana passada, mas foi adiado por motivos pessoais da relatora e retomado nesta sexta-feira.

Entenda o histórico

A relação entre Dudu e Leila Pereira azedou publicamente no ano passado, quando o jogador chegou a ter um pré-acordo com o Cruzeiro, desistiu da negociação e, posteriormente, rescindiu com o Palmeiras. Na ocasião, Leila afirmou que “Dudu saiu pela porta dos fundos”. O atacante respondeu nas redes:

"O caminhão estava pesado e mandaram eu sair pelas portas do fundo!!! (sic). Minha história foi gigante e sincera, diferente da sua senhora Leila Pereira (marcando o perfil da presidente). Me esquece. VTNC."

Leila reagiu, dizendo:

"Se fosse um homem, ele não teria coragem de fazer isso como nunca houve na história do futebol brasileiro",
e, em maio, acrescentou:
"Não tenho dúvida que tudo o que esse atleta fez é porque sou mulher."

Atualmente, há ações judiciais em andamento entre as partes. Leila processa Dudu na esfera cível, enquanto o atacante move queixa-crime por difamação e injúria contra a dirigente. A audiência está marcada para 26 de agosto, na 13ª Vara Criminal de São Paulo.

Fonte: Jogo de Hoje


.