Conmebol apura denúncia de racismo contra torcida do São Paulo em jogo na Colômbia

Escrito em 13/08/2025
Redação São Paulo - Jogo de Hoje

Ato ocorreu no setor próximo aos torcedores brasileiros; confronto nas arquibancadas encerrou a partida



Torcedor do Atlético Nacional faz gestos supostamente racistas a são-paulinos — Foto: Reprodução


Durante o duelo de ida das oitavas de final da Conmebol Libertadores, no Estádio Atanasio Girardot, um torcedor do Atlético Nacional foi registrado realizando gestos racistas direcionados à torcida do São Paulo, na última terça-feira, na Colômbia.

As imagens, captadas por um são-paulino presente no local, mostram o homem chamando os brasileiros de “mono” (macaco) e reproduzindo gestos que imitam o animal. A Conmebol confirmou que já iniciou uma apuração para decidir se abrirá processo disciplinar sobre o caso.

O jogo terminou empatado em 0 a 0, mas o clima nas arquibancadas se deteriorou logo após o apito final. Separados apenas por uma corda e alguns policiais, torcedores das duas equipes trocaram provocações que rapidamente evoluíram para agressões físicas. O tumulto só cessou após reforço no policiamento.

Enquanto deixavam o gramado, jogadores do São Paulo acompanharam, à distância, a confusão nas arquibancadas, demonstrando preocupação com a segurança de seus torcedores.

De acordo com o secretário de segurança e convivência de Medellín, Manuel Villa Mejía, as câmeras de vigilância identificaram o são-paulino Allan Aquino, que foi detido e passará a noite preso antes de ser deportado. Ele está proibido de retornar ao país.

Com o empate fora de casa, o São Paulo precisa de uma vitória simples na partida de volta, marcada para a próxima terça-feira, às 21h30 (horário de Brasília), no Morumbis, para garantir vaga nas quartas de final da competição.

Fonte: Jogo de Hoje


.